terça-feira, 29 de outubro de 2013

Campinas Inicia Coleta e Destinação Adequada de Resíduos Químicos

A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas, por meio do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), inicia em 1° de novembro, o recolhimento de resíduos químicos gerados nas unidades da rede pública municipal de saúde. O município é pioneiro no país a fazer este tipo de coleta.

A coleta de resíduos químicos consiste em remédios vencidos e danificados, reagentes de laboratório e insumos de farmácias de manipulação entre outros que necessitam de cuidados especiais na coleta, tratamento e destinação final. Estes materiais quando descartados de forma incorreta, contribuem para a poluição, além de oferecer riscos à saúde das pessoas. A medida representa um avanço na gestão de resíduos sólidos na cidade e vai implicar diretamente na preservação da qualidade da saúde e do meio ambiente.

No dia 16 de outubro, aconteceu o primeiro Encontro de Profissionais Gestores dos Resíduos de Saúde, com o apoio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), a fim de sensibilizar os profissionais dos serviços de saúde sobre a importância do manejo correto dos resíduos de saúde e capacitar as unidades para separar e acondicionar adequadamente o material.

A coleta dos resíduos químicos será feita pela empresa STMB Engenharia Ambiental Ltda. A empresa, vencedora da licitação pública, já faz a coleta de resíduos hospitalares e ambulatoriais.

Coleta mensal
A coleta de resíduos químicos será feita mensalmente nos Centros de Saúde e demais unidades da rede pública municipal de saúde. A expectativa dos técnicos do DLU é de recolher por volta de 150 toneladas por mês.

A empresa fará a coleta e encaminhará o material químico para ser incinerado em um forno industrial na cidade de Mauá. O custo mensal para o recolhimento, tratamento e destinação dos resíduos químicos dos três grupos será de cerca de R$ 400 mil.

Plano de gestão
Além da inclusão da coleta e destinação adequada dos resíduos químicos dos serviços de saúde, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Campinas prevê, ainda, ampliação da coleta seletiva e reestruturação das cooperativas de reciclagem.

Fonte: Prefeitura de Campinas
Disponível em: http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=20897

Nenhum comentário:

Postar um comentário